Diversidade, Equidade e Inclusão no local de trabalho

Working Together

Diversidade, equidade e inclusão (DEI) é um termo usado para descrever programas e políticas que incentivam a representação e a participação de grupos diversos de pessoas, incluindo pessoas de diferente género, raça, etnia, habilidades, deficiência, religião, cultura, idades, orientação sexual, origem, experiência ou conhecimentos diversos. É uma evolução do termo “diversidade e inclusão” (D&I) para refletir o foco crescente sobre a equidade nas organizações.

Numa nova era que exige uma liderança mais preparada para um clima de incerteza, mudança disruptiva e modo de trabalhar diferente, é importante perceber como criar uma cultura mais inclusiva que encare a diversidade como uma força geradora de criatividade e inovação.

Quanto mais culturalmente competente e consciente de si e da diversidade dos outros for o líder, maior será a sua capacidade de se adaptar e responder a cada situação, e de encarar aspetos de diversidade, mesmo os invisíveis, como uma força geradora de bem-estar e retorno e não uma fraqueza.

PCC_WEB_logo.jpg
CDI_CPDC Badge_2019.png
logo ISPC.jpg
Colleagues Working Together

O que é DEI?
DEI significa Diversidade, Equidade e Inclusão.

Diversidade - a diversidade significa variedade, pluralidade, diferença. Há diversidade no local de trabalho quando existem pessoas com características, estilos, backgrounds e/ou formas de pensar diferentes.
 

Equidade - é a busca da igualdade material através de processos e práticas equitativos que visam equilibrar o ponto de partida para diferentes pessoas comdiferentes vantagens ou barreiras por causa das suas caraterísticas, backgrounds ou em virtude de sistemas instituídos que privilegiam uns e não outros.

Inclusão - a inclusão está relacionada com o sentimento de pertença. A mera existência de pessoas com características diversas numa empresa não significa, necessariamente, que elas se sintam incluídas no seu ambiente de trabalho.

 

A inclusão passa pela cultura organizacional (comunicada ou implícita), comportamentos das lideranças e colaboradores, políticas e sistemas que  transmitam uma motivação para todos partilharem as suas ideias. 
 

Inclusion-Quote1-scaled.jpg
Brainstorm

Porque é que a DEI no local de trabalho é tão importante?

Promover a DEI é essencial para uma empresa nos dias de hoje.

A variedade de características, origens e culturas significa encorajar vozes diferentes que promovem a diversidade de pensamento, ideias inovadoras e um maior equilíbrio na representação de vários grupos sociais. Promover a DEI não só é "a coisa certa a fazer" mas também beneficia o negócio, aumentando a produtividade, os lucros e expandindo as oportunidades de negócio, como tem sido demonstrado nos vários estudos sobre o "business case for DEI". 

 

Vários factores chave têm sido identificados como beneficiando as empresas de estratégias que promovem a DEI:

1. Mais inovação e criatividade;

​2. Descoberta e reforço de diferentes capacidades e habilidades;

​3. Melhoria no bem-estar dos colaboradores;

​4. Melhor conhecimento da base diversa de clientes e, consequentemente, mais oportunidades de negócio;

​5. Aumento da produtividade;

6. Maior motivação;

7. Fortalecimento da relação entre membros das equipa​​s​​​​​​.

Dancing Hands

Saiba mais sobre a importância da DEI no trabalho

Capture article.JPG

Autora: Sara Guerreiro


Outros artigos ou websites de interesse:


https://cursos.akfportugal.org/courses/diversidade-e-inclusao/

https://www.appdi.pt/adesao-a-carta-da-diversidade/

https://www.randstad.pt/tendencias-360/employer-branding/os-numeros-da-desigualdade-de-genero-a-nivel-global/

https://www.mckinsey.com/featured-insights/diversity-and-inclusion/diversity-wins-how-inclusion-matters

https://hbr.org/2020/11/getting-serious-about-diversity-enough-already-with-the-business-case


https://www.forbes.com/sites/biancamillercole/2020/09/15/8-reasons-why-diversity-and-inclusion-are-essential-to-business-success/?sh=108316b91824

Let's Connect

Thanks for submitting!